Entrada Articles Sabia que Vitaminas reforçam a resistência muscular

Vitaminas reforçam a resistência muscular

E-mail Print
There are no translations available.

Há muito que são conhecidos os benefícios das Vitaminas para a saúde óssea dos mais idosos, mas nada de concreto se sabia sobre os seus efeitos a nível muscular. Investigadores norte-americanos revelaram que os idosos que tomam suplementos com Vitaminas correm menos riscos de queda (cerca de 22%), em relação aos que não o fazem. De acordo com um estudo recentemente publicado, uma dieta rica em Vitaminas promove o crescimento e a resistência muscular, ajudando a prevenir os riscos de queda nas idades mais avançadas. As quedas e os ferimentos associados são, nos E.U.A, uma das principais causas de morte nos idosos.

Journal of the American Medical Association, 28/10/04

Vitaminas a mais?

A crescente popularidade dos suplementos alimentares pode colocar algumas dúvidas quanto à dose de vitaminas e minerais ingeridos. O que acontece quando os tomamos em excesso?
- As vitaminas C e do complexo B são solúveis em água; quando existe excesso, o organismo pura e simplesmente expele-as.
- As vitaminas A, D e E podem acumular no corpo, mas não são perigosas até ao limite máximo recomendado (à excepção do período da gravidez)
- Combinar suplementos não coloca qualquer problema, embora alguns possam interagir, anulando ou potenciando a absorção do outro (ex: os efeitos do cálcio são significativamente mais benéficos na presença da vitamina D).

Ao contrário dos produtos sintéticos, os suplementos vitamínicos e de minerais não constituem perigo para a saúde, já que, sendo de origem natural, o corpo desenvolveu sistemas para lidar com a ingestão destes nutrientes.